top of page
Sobre Nós / About Us

RACCORD

Fundada em 1993, tem como sócias Rosane Svartman e Clélia Bessa. A Raccord tem em seu currículo mais de 20 filmes (entre longas, curta metragens e séries), em torno de 1.000 horas de produtos para televisão, além de institucionais e videoclipes, mantendo uma constância de produção para cinema e TV. Nos últimos anos, a Raccord tem se dedicado também às novas plataformas, sempre buscando uma convergência das linguagens e dispositivos audiovisuais.

Our Team

NOSSA EQUIPE

photo.jpg
Clélia Bessa

SÓCIA

Nascida em Curitiba, mas criada em Manaus, Clélia é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Iniciou sua carreira em 1987, na Embrafilme, e sempre atuou na área do audiovisual, passando pelas seguintes empresas: TV Globo, CTAV – Centro Técnico Audiovisual do Ministério da Cultura; Synapse Distribuidora. Professora titular da cadeira de “Produção I” do Curso de Cinema da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), é também Conselheira da BRAVI – Brasil Audiovisual Independente e membro do SICAV – Sindicato da Indústria Cinematográfica e Audiovisual.

Assinou a produção dos filmes: Álbum em Família, dirigido por Daniel Belmonte (2020); Cedo Demais, dirigido por José Lavigne (2021); Madalena, dirigido por Madiano Marcheti (2021); Pluft, dirigido por Rosane Svartman (2021); Missão Cupido, dirigido por Rodrigo Bittencourt (2020); Correndo Atrás, dirigido por Jeferson De (2020); Angel Vianna: Voando com os Pés no Chão, dirigido por Cristina Leal (2019); Os Maias, dirigido por João Botelho (coprodução com Portugal – 2015); Copa de Elite, dirigido por Vitor Brandt (2014 - Produção Executiva); Desenrola, dirigido por Rosane Svartman (2011); Cartola, dirigido por Lírio Ferreira e Hilton Lacerda (2006); Cafuné, dirigido por Bruno Vianna (2006); Mais Uma Vez Amor, dirigido por Rosane Svartman (2005); Minha Vida de Menina, dirigido por Helena Soldberg (2005); Separações, dirigido por Domingos Oliveira (2002); O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas, dirigido por Paulo Caldas e Marcelo Luna (2000); Como Ser Solteiro, dirigido por Rosane Svartman (1998).

Para televisão produziu as séries A Dona da Banca – CineBrasil TV (2021); As Canções da Minha Vida – Canal Curta! (2017); Série C – TV Brasil (2017); DOC Bis - Canal BIS (2013); Desenrola Aí (2 temporadas) – Canal Multishow (2010/2011); Paidecendo no Paraíso – Canal GNT (2007); Quando Éramos Virgens - Canal GNT (2006); Claro que É Rock – Canal Mulstishow (2004/2005); Mulheres no Cinema Brasileiro, dirigido por Sonia Necerssian (2001); Como Ser Solteiro - A Série, dirigido por Rosane Svartman (1999); Retratos e Registro para o Canal Brasil e Multishow; além de mais de 30 programas, e em torno de  300 horas para o Canal Futura, como Nota 10 (I e II) e Trocando em Miúdos.

Produziu o Humanóides, primeiro canal stream para celular, no total de 130 horas de programação.

Com apoio do Oi Futuro produziu a primeira web-série voltada para o público adolescente Desenrola, que conta com intensa participação do público. Mais recentemente produziu a web-série Na Madrugada (Canal Multishow) e Pra não chorar (Canal Multishow), em 2013.

                                         IN ENGLISH:

Born in Curitiba, but raised in Manaus, Clélia has a degree in Social Sciences from the Federal University of Rio de Janeiro. He started his career in 1987, at Embrafilme, and has always worked in the audiovisual area, including the following companies: TV Globo, CTAV - Audiovisual Technical Center of the Ministry of Culture; Synapse Distribuidora. Full professor of the “Production I” chair of the Cinema Course at the Pontifical Catholic University of Rio de Janeiro (PUC-Rio), she is also a Director of BRAVI - Brasil Audiovisual Independente and a member of SICAV - Union of the Cinematographic and Audiovisual Industry.

He signed the production of the films: Álbum em Família, directed by Daniel Belmonte (2020); Too Soon, directed by José Lavigne (2021); Madalena, directed by Madiano Marcheti (2021); Pluft, directed by Rosane Svartman (2021); Missão Cupido, directed by Rodrigo Bittencourt (2020); Running Back, directed by Jeferson De (2020); Angel Vianna: Flying with your feet on the floor, directed by Cristina Leal (2019); Os Maias, directed by João Botelho (coproduction with Portugal - 2015); Elite Cup, directed by Vitor Brandt (2014 - Executive Production); It unfolds, directed by Rosane Svartman (2011); Cartola, directed by Lírio Ferreira and Hilton Lacerda (2006); Cafuné, directed by Bruno Vianna (2006); Once Again Love, directed by Rosane Svartman (2005); Minha Vida de Menina, directed by Helena Soldberg (2005); Separações, directed by Domingos Oliveira (2002); Rap do Pequeno Príncipe Against Sebum Souls, directed by Paulo Caldas and Marcelo Luna (2000); How to Be Single, directed by Rosane Svartman (1998).

For television, he produced the series A Dona da Banca - CineBrasil TV (2021); The Songs of My Life - Short Channel! (2017); Series C - TV Brasil (2017); DOC Bis - Canal BIS (2013); There (2 seasons) - Multishow Channel (2010/2011); Paideando no Paraíso - Canal GNT (2007); When We Were Virgins - Canal GNT (2006); Of course É Rock - Canal Mulstishow (2004/2005); Women in Brazilian Cinema, directed by Sonia Necerssian (2001); How to Be Single - The Series, directed by Rosane Svartman (1999); Portraits and Registration for Canal Brasil and Multishow; in addition to more than 30 programs, and around 300 hours for Canal Futura, such as Nota 10 (I and II) and Trocando em Miíssimos.

He produced Humanoid, the first mobile stream channel, with a total of 130 hours of programming.

With the support of Oi Futuro, he produced the first web-series aimed at the adolescent audience Desenrola, which has intense public participation. More recently he produced the web-series Na Madrugada (Canal Multishow) and Pra não chorar (Canal Multishow), in 2013.

65314165_10216356097949773_1459545365966
Rosane Svartman

SÓCIA

Formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rosane é responsável pela direção dos filmes de longa metragem Como Ser Solteiro (1998, prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília e do Público no Festival de Cinema Brasileiro em Miami), Mais Uma Vez Amor (2005), Desenrola (2011, prêmio de ‘Melhor Filme’ pelo Júri Popular no 9th Cine Fest Petrobrás Brasil, Nova York) e Tainá 3 – A Origem (2013). Dirigiu e escreveu diversos curta metragens em 35mm premiados tais como Anjos Urbanos (Melhor roteiro e direção no Festival de Brasília – 1996), O Cabeça de Copacabana (Melhor Filme de Ficção no Festival Internacional do Uruguai – 2000), Suspiros Republicanos ao Crepúsculo de um Império Tropical (Torta na Cara de Prata do Festival de Filmes Engraçados – 2002), além dos filmes em 16mm Moleque, Eros e Brazilian Boys.

É responsável pelo roteiro de episódios de séries como Confissões de Adolescente, de Daniel Filho, Amor que Fica, de Marco Altberg, o episódio Drão do filme Veja Essa Canção, de Carlos Diegues, entre outros.

Fundou em 1996 e é professora desde então do Núcleo de Cinema do Grupo Nós do Morro, na comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro. Como autora teatral é responsável pelas peças teatrais Mais Uma Vez Amor, com direção de Ernesto Piccolo, que ficou dois anos em cartaz pelo Brasil e Portugal (2002-2005), Anjos Urbanos, com direção de Isabel Diegues, peça vencedora do Prêmio Miriam Muniz da Fuarte com temporada no circuito SESC e no Rio de Janeiro (2006/2007) e o texto O Pacto das 3 Senhoras, premiado com menção honrosa no Prêmio José Wanderley.

Assinou o roteiro da 22ª temporada de Malhação, uma das maiores audiências da Rede Globo. E em 2016 foi autora da novela Totalmente Demais, que quebrou recordes de audiência.

                                              IN ENGLISH:

Graduated in Cinema from Universidade Federal Fluminense and Master in Communication from Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rosane is responsible for directing the feature films Como Ser Solteiro (1998, Special Jury Prize at the Brasília Festival and Audience at the Film Festival Brazilian in Miami), Once Again Love (2005), Desenrola (2011, 'Best Film' award by the Popular Jury at the 9th Cine Fest Petrobrás Brasil, New York) and Tainá 3 - A Origin (2013). He directed and wrote several 35mm short films awarded as Anjos Urbanos (Best script and direction at the Brasília Festival - 1996), O Cabeça de Copacabana (Best Fiction Film at the Uruguay International Festival - 2000), Republican Sighs at the Twilight of an Empire Tropical (Torta na Cara de Prata at the Funny Films Festival - 2002), in addition to the 16mm films Moleque, Eros and Brazilian Boys.

 

He is responsible for the script for episodes of series such as Confessions of Adolescents, by Daniel Filho, Amor que Fica, by Marco Altberg, the Drão episode of the movie Veja Essa Canção, by Carlos Diegues, among others.

 

She founded in 1996 and has been a professor since then at the Cinema Group of the Nós do Morro Group, in the Vidigal community, in Rio de Janeiro. As a theatrical author, she is responsible for the theatrical plays Mais Uma Vez Amor, directed by Ernesto Piccolo, who spent two years playing for Brazil and Portugal (2002-2005), Anjos Urbanos, directed by Isabel Diegues, winner of the Miriam Muniz Award. da Fuarte with season at the SESC circuit and in Rio de Janeiro (2006/2007) and the text O Pacto das 3 Senhoras, awarded with an honorable mention in the José Wanderley Award.

 

He signed the script for the 22nd season of Malhação, one of Rede Globo's biggest audiences. And in 2016 she was the author of the soap opera Totalmente Demais, which broke audience records.

file.jpg
Marcos Pieri

SÓCIO

Formado em Cinema e em Publicidade pela PUC-Rio, Marcos iniciou sua carreira na produção de curtas dentro da própria faculdade e fora dela. Desde 2014 integra o grupo da Raccord Produções, onde participa ativamente na produção dos projetos da casa, acompanhando sua execução desde a ideia inicial até toda sua cauda longa.

 

A exemplo estão os longas Madalena (2021 | Madiano Marcheti); Cedo Demais (2021 | José Lavigne); Pluft (2021 | Rosane Svartman); Missão Cupido (2020 | Rodrigo Bittencourt); Correndo Atrás (2020 | Jeferson De); Angel Vianna: voando com os Pés no Chão (2018 | Cristina Leal); e Os Maias (2014 | João Botelho). Além das séries A Dona da Banca (2021 | Marton Olympio e Hsu Chien), As Canções da Minha Vida (2017| Bruno Levinson) e Série C (2017 | Samir Abujamra).

 

É responsável pelo braço internacional da produtora, de maneira que participa e coordena a presença da produtora nos principais mercados internacionais de cinema, como o Marché Du Film (Cannes, França), Ventana Sur (Buenos Aires, Argentina), American Film Market (Los Angeles, Estados Unidos) e Rio Market (Rio de Janeiro, Brasil).

                                              IN ENGLISH:


Graduated in both Cinema and Advertising by PUC-Rio, Marcos worked in the production of shorts films in the own university and outside of it. Since January 2014 he works for Raccord Produções, where he actively participates in the production of projects, following its execution from the initial idea to its entire life.

 

For example are the features Madalena (2021 | directed by Madiano Marcheti); Too Soon (2021 | directed by José Lavigne); Pluft (2021 | directed by Rosane Svartman); Mission: Cupid (2020 | directed by Rodrigo Bittencourt); Running After (2020 | directed by Jeferson De), selected to 2018 Rome Intl. Film Festival; The Maias (2014 | directed by João Botelho); and the documentary Angel Vianna (2018 | directed by Cristina Leal). Also produced the series The Queen Pin (2021 | directed by Marton Olympio and Hsu Chien); The Songs of My Life (2017 | directed by Bruno Levinson) and Series C (2017 | directed by Samir Abujamra).

 

He is responsible for the international arm of the production company, participating and coordinating its presence in the main international film markets, such as Marché Du Film (Cannes, France), Ventana Sur (Buenos Aires, Argentina), American Film Market (Los Angeles, United States) and Rio Market (Rio de Janeiro, Brazil).

bottom of page